Publicado por: ceercomunicaciencia | 15/10/2012

O CIIMAR, EM COLABORAÇÃO COM O AQUAMUSEU DO RIO MINHO, ORGANIZA UMA INTERVENÇÃO DE VOLUNTARIADO AMBIENTAL NO TROÇO INTERNACIONAL DO RIO MINHO

Estuário do rio Minho

Estuário do rio Minho

Pessoal especializado explicará as características da biologia dos peixes migradores em itinerários guiados abertos e gratuitos no quadro do projecto MIGRANET

O Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto, em colaboração com o Aquamuseu do Río Minho, organiza uma intervenção de voluntariado ambiental orientada a aumentar o grau de consciência social sobre a conservação dos peixes migradores e do seu habitat. Será realizada uma sessão, no dia 20 de Outubro, no rio Minho organizada dentro da programação de atividades do projecto europeu MIGRANET.

Realizar-se-ão itinerários guiados pelo estuário do rio Minho para conhecer mais de perto as problemáticas associadas à migração dos peixes, nomeadamente a pesca, os obstáculos, as zonas de postura e de repouso, a sua alimentação, etc. Para isso, facilitar-se-á aos participantes diverso material informativo.

A inscrição na actividade é gratuita, oferecendo uma opção de participação ambiental a todas as pessoas interessadas, com mais de 18 anos. A organização também facilitará o almoço e o transporte no estuário, bem como a abrangência de um seguro de responsabilidade civil para os participantes, pelo que esta iniciativa é um espaço idóneo para a educação, a comunicação e a acção sócio-ambiental directa.

MIGRANET, cofinanciado pelo Programa de Cooperação Territorial Europeia SUDOE através de fundos FEDER da União Europeia, tem por objectivo central configurar uma estratégia de cooperação conjunta na obtenção de dados sobre peixes migratórios que permita conhecer o estado de conservação das suas populações, as pressões existentes que actuam sobre elas e prever futuras mudanças de cenários perante as alterações climáticas e não climáticas no espaço do sudoeste europeu. Com o fim de atingir este objectivo, procedeuse à colocação em marcha dum Observatório das populações de peixes migratórios do espaço SUDOE que vele pela sua conservação e recuperação.

O projecto, coordenado pela Estação de Hidrobiolgía “Encoro do Con” da Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), conta também com a colaboração de parceiros como a Dirección Xeral de Conservación da Natureza da Xunta de Galicia (Espanha), a Fundação Centro de Estudos Euro-Regionais Galiza – Norte de Portugal (Espanha), o Institut National da Recherche Agronomique (INRA) da França e, como associado, o Aquamuseu do Rio Minho (Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira).

Para mais informações sobre os formulários de inscrição e as actividades do projecto, as pessoas interessadas podem consultar a web: http://www.migranet.org.es  ou contactar o CIIMAR pelo telefone (+351) 223 401 800 ( e-mail cantunes@ciimar.up.pt) ou o Aquamuseu do Rio Minho pelo telefone (+351) 251708026 (e-mail aquamuseu@cm-vncerveira.pt)

Advertisements

Deixar unha resposta

introduce os teu datos ou preme nunha das iconas:

Logotipo de WordPress.com

Estás a comentar desde a túa conta de WordPress.com. Sair / Cambiar )

Twitter picture

Estás a comentar desde a túa conta de Twitter. Sair / Cambiar )

Facebook photo

Estás a comentar desde a túa conta de Facebook. Sair / Cambiar )

Google+ photo

Estás a comentar desde a túa conta de Google+. Sair / Cambiar )

Conectando a %s

Categorías

%d bloggers like this: