Publicado por: ceercomunicaciencia | 29/06/2012

UPORTO DESCODIFICA O VENENO DOS RÉPTEIS

Kartik Sunagar e Agostinho Antunes, investigadores do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR), integram uma equipa de cientistas internacional que acaba de anunciar um conjunto de importantes descobertas sobre os genes envolvidos na produção de venenos em répteis venenosos e na reprodução em mamíferos.

Publicado na revista Molecular Biology and Evolution, este estudo de genética molecular revela que os genes que codificam as proteínas CRISP (glicoproteínas encontradas nos animais vertebrados e em répteis venenosos) são altamente influenciados pela seleção natural positiva, o que causa grande variação das proteínas produzidas. Por contraste, as proteínas CRISP nos mamíferos, envolvidas na reprodução, possuem muito pouca variação, pois são influenciadas por seleção purificadora.

No caso dos répteis venenosos, a equipa de investigadores concluiu que a variação genética das proteínas CRISP – muito maior em cobras do que em lagartos – se encontra relacionada com o desenvolvimento de mecanismos altamente eficientes na destruição das células e tecidos das presas, sendo aquelas proteínas um dos componentes mais importantes nos venenos dos répteis. Em contraste, a reduzida variação das proteínas CRISP em mamíferos, como o homem, reforça a sua importância para a reprodução.

Num contexto em que, todos os anos, milhares de pessoas morrem a nível mundial da mordedura de animais venenosos, o estudo dos mecanismos que influenciam a evolução e diversificação dos genes que codificam venenos pode ser particularmente importante para ajudar ao desenho de drogas e antídotos de grande eficiência. Uma realidade que é hoje dificultada pela elevada variação da composição bioquímica dos venenos naturais.

Máis infomação em: http://fceer.org/index.php?pid=noticias&detalle=1805

Advertisements

Deixar unha resposta

introduce os teu datos ou preme nunha das iconas:

Logotipo de WordPress.com

Estás a comentar desde a túa conta de WordPress.com. Sair / Cambiar )

Twitter picture

Estás a comentar desde a túa conta de Twitter. Sair / Cambiar )

Facebook photo

Estás a comentar desde a túa conta de Facebook. Sair / Cambiar )

Google+ photo

Estás a comentar desde a túa conta de Google+. Sair / Cambiar )

Conectando a %s

Categorías

%d bloggers like this: