Associando-se às comemorações do Ano Internacional da Química e do centenário da atribuição do Prémio Nobel da Química a Madame Curie, a Reitoria da Universidade do Porto apresenta, desde o passado dia 13 de outubro de 2011, a Exposição “Maria Skłodowska Curie: Madame Curie”, dedicada a um dos maiores vultos da Ciência moderna.
Organizada em colaboração com o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, o Departamento de Química da Universidade do Minho, o Museu de Ciência da Universidade de Lisboa e o Museu de Ciência da Universidade do Porto/Núcleo Faculdade de Ciências, a exposição integra um conjunto de painéis produzidos pelo Museu de Maria Skłodowska Curie em Varsóvia e pelos Arquivos da Academia das Ciências da Polónia. Através deles, o visitante é desafiado a viajar pela vida e obra de Madame Curie, com destaque para a notável investigação que a cientista polaca desenvolveu sobre a radioatividade e que lhe mereceu dois Prémios Nobel.
A mostra inclui também uma secção dedicada aos discípulos portugueses de Marie Curie, que estagiaram ou realizaram trabalhos de doutoramento no Instituto do Rádio em Paris: Manuel Marques Teixeira de Oliveira, Mário Augusto da Silva, Branca Edmée Marques e Manuel Valadares.
A exposição integra ainda instrumentos científicos representativos do equipamento laboratorial utilizado por Madame Curie e pelos seus colaboradores em medições de radioatividade e módulos interativos dedicados à radioatividade natural.
“Maria Skłodowska Curie: Madame Curie” vai estar patente até ao próximo dia 8 de novembro de 2011 no Átrio de Química da Reitoria da Universidade do Porto, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 14h00 às 18h00. A entrada é livre.
Fonte: http://sigarra.up.pt
Deixar unha resposta