Publicado por: ceercomunicaciencia | 25/04/2011

UTAD vai devolver duas águias à liberdade

Duas águias de asa redonda, alvejadas e feridas por caçadores, que as confundiram com aves de caça, foram salvas da morte pelo Centro de Recuperação de Animais Selvagens do Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (CRAS-HVUTAD) e vão agora ser devolvidas à liberdade.

            Após serem recolhidas há vários meses por populares nas aldeias de Fornos do Pinhal e de Vassal, no concelho de Valpaços, foram entregues às autoridades e daí transitaram para a UTAD, onde foram recuperadas e tratadas, com várias intervenções cirúrgicas e fisioterapias. Finalmente, após a reaprendizagem do processo de caça e reabilitação para o voo, o CRAS considera-as em condições de sobrevirem em liberdade.

            A sua restituição à Natureza vai decorrer na próxima terça-feira (dia 26 de Abril) nos lugares onde foram encontradas, com a presença das crianças das escolas convidadas a assistir. Uma das águias irá ser lançada em Vassal, às 9h, e a outra em Fornos do Pinhal, às 11h. O Dr. Roberto Sargo, do Serviço de Animais Exóticos e Selvagens da UTAD, aproveitará o ensejo para dialogar com as crianças sobre a importância destas espécies para a saúde e equilíbrio da Natureza.

Advertisements

Deixar unha resposta

introduce os teu datos ou preme nunha das iconas:

Logotipo de WordPress.com

Estás a comentar desde a túa conta de WordPress.com. Sair / Cambiar )

Twitter picture

Estás a comentar desde a túa conta de Twitter. Sair / Cambiar )

Facebook photo

Estás a comentar desde a túa conta de Facebook. Sair / Cambiar )

Google+ photo

Estás a comentar desde a túa conta de Google+. Sair / Cambiar )

Conectando a %s

Categorías

%d bloggers like this: