Publicado por: ceercomunicaciencia | 20/04/2011

Futuro da Zootecnia esteve em debate na UTAD

Decorreram no Auditório das Ciências Agrárias da Universidade de Trás-os-Montes e Alto-Douro (UTAD), no passado dia 8 de Abril, as I Jornadas Científicas de Zootecnia.

Na génese deste evento esteve presente o objectivo de dar a conhecer as linhas de investigação que se desenvolvem no Departamento de Zootecnia e as de outros Departamentos da UTAD que de um modo interdisciplinar investigamem Zootecnia. Estiverampresentes no evento cerca de 140 participantes entre os quais alunos de 1º, 2º e 3º ciclo de Engenharia Zootécnica, docentes do Departamento de Zootecnia e de outros Departamentos da UTAD e Engº Zootécnicos com actividade fora da Universidade.

Durante a manhã foram apresentadas as várias linhas de investigação, as equipas que as constituem, bem como todo o trabalho desenvolvido, publicações daí resultantes e orientação futuras. A sessão da tarde teve início com uma palestra sobre “Diversidade genética e origem das raças de bovinos autóctones” pela Engenheira Zootécnica licenciada na UTAD, Catarina Ginja, do Instituto Nacional de Recursos Biológicos.

De realçar foi também a Sessão de Experiências de Mobilidade Estudantil e Profissional onde vários Eng.s Zootécnicos apresentaram a sua experiência de sucesso no mercado de trabalho, quer como investigadores em empresas privadas, gestores ou técnicos de empresas ligadas à produção animal. Esta sessão serviu de tema para uma alongada discussão sobre o futuro da Zootecnia e de como a Universidade deverá fazer evoluir este curso no sentido de dar respostas a um mercado crescente.

A Sessão de Encerramento esteve consagrada ao “Papel da UTAD na investigação e no ensino da Zootecnia em Portugal” pelo Magnífico Reitor Professor Carlos Alberto Sequeira, e à “Investigação e o ensino da Zootecnia em Portugal” pelo Pró-Reitor da Universidade do Porto para a Inovação e Empreendedorismo, Professor Emídio Gomes, licenciado em Engenharia Zootécnica na UTAD.

Advertisements

Deixar unha resposta

introduce os teu datos ou preme nunha das iconas:

Logotipo de WordPress.com

Estás a comentar desde a túa conta de WordPress.com. Sair / Cambiar )

Twitter picture

Estás a comentar desde a túa conta de Twitter. Sair / Cambiar )

Facebook photo

Estás a comentar desde a túa conta de Facebook. Sair / Cambiar )

Google+ photo

Estás a comentar desde a túa conta de Google+. Sair / Cambiar )

Conectando a %s

Categorías

%d bloggers like this: