Publicado por: ceercomunicaciencia | 05/04/2011

U.Porto coloca um travão ao cancro

Um grupo de investigadores da Faculdade de Medicina e do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP) está envolvido na descoberta de um mecanismo capaz de travar o crescimento e a capacidade invasiva das células tumorais, apontando desta forma uma nova estratégia para o tratamento do cancro.

A descoberta  – publicada recentemente na revista científica `Oncogene` e distinguida com o Pémio Nacional de Endocrinologia 2010 – reside em torno do papel de um gene, o LRP1B, “que suprime o crescimento e a invasão das células tumorais de uma forma pouco convencional”. Para isso” actua removendo factores do meio que circunda as células que, de outra forma, seriam cruciais para as células tumorais” e para a sua proliferação, desvendam à Lusa Paula Soares e Hugo Prazeres, investigadores da FMUP e do IPATIMUP envolvidso no trabalho..

A descoberta  torna-se assim “particularmente interessante porque consubstancia um novo mecanismo de supressão de tumores e aponta uma nova estratégia para tratar o cancro”. Os investigadores salientam que o impacto desta descoberta “pode ser significativo”, já que se perspectiva “que este mecanismo possa ser encontrado em vários tipos de cancro de grande incidência, incluindo o cancro do pulmão e do esófago”.
 
No futuro, a equipa de investigadores, na qual participam ainda cientistas do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra e outros colaboradores internacionais,  pretende “identificar outras moléculas moduladas pelo LRP1B e explorar de forma terapêutica a capacidade desta molécula para restaurar as condições normais fora da célula”, projectam Paula Soares e Hugo Prazeres.
Advertisements

Deixar unha resposta

introduce os teu datos ou preme nunha das iconas:

Logotipo de WordPress.com

Estás a comentar desde a túa conta de WordPress.com. Sair / Cambiar )

Twitter picture

Estás a comentar desde a túa conta de Twitter. Sair / Cambiar )

Facebook photo

Estás a comentar desde a túa conta de Facebook. Sair / Cambiar )

Google+ photo

Estás a comentar desde a túa conta de Google+. Sair / Cambiar )

Conectando a %s

Categorías

%d bloggers like this: