Publicado por: ceercomunicaciencia | 25/02/2011

Cadeira de Rodas “Inteligente” criada no Porto

Equipa de investigação composta por docentes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto criou uma plataforma que permite transformar qualquer cadeira de rodas eléctrica numa cadeira de rodas que pode ser comandada por voz e por sensores. 

Foi depois de ver o filme “Million Dolar Baby”, de Clint Eastwood, que Luís Paulo Reis, docente na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) se lembrou de criar uma cadeira de rodas que pudesse facilmente ser movimentada por tetraplégicos.

O projeto chama-se “IntellWheels”, iniciado em 2006, foi desenvolvido por um grupo de docentes da FEUP – que investigam no Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores (LIACC) e no INESC Porto.

Embora se assemelhe a uma cadeira de rodas comum, esta cadeira, equipada com sensores e um computador, desvia-se sozinha dos obstáculos, comunica com outros dispositivos e permite ao paciente seleccionar o seu modo preferido de comando da cadeira de rodas em cada instante.

O objetivo é permitir aos incapacitados com vários tipos e níveis de deficiência uma maior autonomia, podendo esta cadeira de rodas vir a ser comercializada em breve.

Vídeo: http://clix.expresso.pt/video-cadeira-de-rodas-inteligente-criada-no-porto=f630920

Fonte: http://clix.expresso.pt

Advertisements

Deixar unha resposta

introduce os teu datos ou preme nunha das iconas:

Logotipo de WordPress.com

Estás a comentar desde a túa conta de WordPress.com. Sair / Cambiar )

Twitter picture

Estás a comentar desde a túa conta de Twitter. Sair / Cambiar )

Facebook photo

Estás a comentar desde a túa conta de Facebook. Sair / Cambiar )

Google+ photo

Estás a comentar desde a túa conta de Google+. Sair / Cambiar )

Conectando a %s

Categorías

%d bloggers like this: