Publicado por: ceercomunicaciencia | 03/02/2011

Darwin está na casa Andresen

Esta foi a casa de Sophia (de Mello Breyner Andresen). Que pensaria ela desta exposição? Neste espaço, por estas salas, vamos poder espreitar, passo a passo, a viagem do famoso cientista à volta do mundo e perceber os indícios que o levaram a criar uma inovadora teoria sobre a evolução das espécies. Quem também terá a oportunidade de experimentar este passeio será Randal Keynes, o trineto de Charles Darwin. Este é o desafio que a Universidade do Porto lhe propõe com “A evolução de Darwin”, a exposição que estará patente na histórica Casa Andresen (Rua do Campo Alegre, 1191, Jardim Botânico do Porto), um edifício recuperado recentemente pela Universidade.

Pela primeira vez na cidade do Porto, “A evolução de Darwin” conta-nos, ponto por ponto, a épica viagem de Charles Darwin a bordo do seu HMS Beagle e as principais provas captadas pelo cientista britânico. Estas provas levaram Darwin a, posteriormente, formular o livro “A Origem das Espécies”, uma obra onde apresenta, pela primeira vez, a Teoria da Evolução, base de toda a Biologia moderna.

Ao longo dos dois pisos da Casa Andresen, o visitante vai entrar numa longa viagem e compreender o mundo antes de Darwin, conhecer as transformações que o cientista provocou e perceber como surgiram as primeiras teorias com especial enfoque na volta ao mundo que protagonizou. Dessa viagem, o público vai poder observar os mais emblemáticos exemplos de adaptação das espécies captadas pelo cientista e retiradas do famoso arquipélago das Galápagos, onde Darwin passou grande parte da viagem.

Patente até 17 de Julho de 2011, a exposição é composta por materiais vindos de várias instituições de relevo como o American Museum of Natural History, o Real Jardín Botánico de Madrid, o Musée de Histoire Naturelle de Paris ou o Museu Nacional de História Natural, que contribuem para um espólio que tem como foco central o acervo cedido pela Fundação Calouste Gulbenkian. A esta mostra junta-se ainda o vasto legado do Museu de História Natural da Universidade do Porto.

Para dinamizar a exposição, a Universidade do Porto criou um programa educativo dirigido a todas as escolas do ensino básico e secundário e, paralelamente a esta iniciativa, decorrerão semanalmente outras actividades, organizadas para um público de todas as idades, nas quais se incluem workshops, palestras, música, teatro e oficinas práticas.

Para além de conhecer esta colecção sobre a vida e obra de Charles Darwin, esta é também uma oportunidade para passear pela renovada Casa Andresen, um edifício histórico da cidade, intrinsecamente ligado à escrita de dois vultos da literatura portuguesa do século XX, Sophia de Mello Breyner e Ruben A.

Comissariada por José Feijó (Fundação Gulbenkian) e Nuno Ferrand (Universidade do Porto), a exposição “A evolução de Darwin” estará aberta ao público de terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas; e ao fim-de-semana das 10 às 19 horas. O preço de entrada é de 4 euros (adultos) estando previsto descontos para grupos e as crianças têm entrada gratuita (menores de 12). Mais informações em http://expodarwin.up.pt/.

A inauguração de “A evolução de Darwin” acontece às 17 horas do dia 1 de Fevereiro, na Casa Andresen (Rua do Campo Alegre, 1191, Jardim Botânico do Porto) e contará com a presença da Ministra da Educação, Isabel Alçada, do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, do Presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, do Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian, Rui Vilar, e do reitor da Universidade do Porto, José Marques dos Santos.

O trineto de Charles Darwin, Randal Keynes, que também estará presente nesta inauguração, vai ser distinguido com a medalha de Cidadão Honorário do “Porto Cidade da Ciência”.

Fonte: http://noticias.up.pt

Advertisements

Deixar unha resposta

introduce os teu datos ou preme nunha das iconas:

Logotipo de WordPress.com

Estás a comentar desde a túa conta de WordPress.com. Sair / Cambiar )

Twitter picture

Estás a comentar desde a túa conta de Twitter. Sair / Cambiar )

Facebook photo

Estás a comentar desde a túa conta de Facebook. Sair / Cambiar )

Google+ photo

Estás a comentar desde a túa conta de Google+. Sair / Cambiar )

Conectando a %s

Categorías

%d bloggers like this: